segunda-feira, 27 de abril de 2009

Embu Guaçu e sua natureza

Para aqueles que gostam nos finais de semana, tirar aquele Jeep Willys, aquela Rural, ou até mesmo um carro mil para curtir um passeio diferente vale muito a pena ir até a cidade de Embu Guaçu - 42km da Praça da Sé no centro de São Paulo - ao primeiro olhar parece um distrito da Cidade de São Paulo e as aparencias param por ai. A cidade é abundante em áreas verdes, com muitos sítios, cachoeiras e trilhas, seja elas para caminhado, para o pessoal das motos de trilha ou de veículos 4x4. A verdade é que Embu Guaçu tem muito a ser explorada! Uma sugestão de roteiro tranquilo para qualquer tipo de veículo é sair do Forum da cidade, (para os amantes de GPS as coordenadas são: 23º49'57.79"S e 46º49'00.74"O) aos sábados há uma feira livre que vende um pastel maravilhoso com um copo de caldo de cana fica melhor ainda, depois de todos bem nutridos, siga por essa rua sentido cemitério e bairro Santa Rita, você estará na Estrada José Simões Louro Junior ou SP 214, após uns 13 quilómetros você chegará ao bairro do Penteado (coordenadas 23º55'25.31"S e 46º52'14.33"O) ao seu lado esquerdo haverá uma rua de esfalto siga por ela uns 400 mts até o Bar do Zé Gordo, tome alguma coisa e compre água, se você quiser alguma informação pergunte ao próprio Zé Gordo, pois ele mora alí a muito tempo, portanto conhece muito bem a região. Após comprar água retorne e volte para a estrada e siga a estrada a esquerda até o bairro de Santa Rita onde termina o asfalto. Agora caso você tenha um veículo 4x4 e quer testá-lo siga a sua esquerda, caso você tenha um veículo mil, como o meu, siga pela direita, antes porém zero o marcador de quilómetros do seu carro, você estará na estrada de Santa Rita, após cerca de 1,5 km (23º55'38.36"S e 46º54'40.33"O) vire a esquerda e siga até marcar 3,6 km (23º55'34.57"S e 46º55'22.24"O) vire a direita ( esquerda será a Estrada do Pocinho) e siga em frente por volta de 12 km percorridos você estará na Estrada do Barrinha e cerca de mais 800 metros você chagará na cidade de São Lourenço da Serra na Regis Bittencourt - BR 116, chegando na BR 116 siga a direita por 400 metros e atravesse a pista, e vá por erca de 5 km sentido Paraná você ira chegar ao Rodoposto Panterão (23º53'03.19"S e 46º58'31.52"O) nesse posto você encontrará todos os tipos de serviços, inclusive hotel.
Bom, lembre de sempre os equipamentos de segurança bem como a manutenção de seu veículo em ordem , pois há lugares que o celular não tem sinal e procure ir sempre em grupos! De resto é só curtir!!!